Client story

JLL e Tétris redesenham escritórios da Mudum Seguros para novos modelos de trabalho

A companhia de seguros Mudum concebeu a sua sede no edifício MB4 Office Building, num total de 1.430 m², com o apoio da JLL e da Tétris.

Location

Lisboa
Rua Miguel Bombarda 4

Industry

LEASING MARKETS

WORK DYNAMICS:
Workplace Strategy
Change
Management
P&DS

TÉTRIS DESIGN & BUILD
Furniture Solutions

Size

1.430 m²

Spotlight

Redesenhar os escritórios

A Mudum, antiga seguradora do grupo Novo banco, agora integrada no grupo Crédit Agricole, redesenhou a sua sede com a ajuda da JLL e da Tétris, contando com as suas equipas de especialistas em Office Leasing, consultoria em Workplace Strategy e Change Management, Project Management (P&DS), Arquitetura e Construção (Tétris).

Enquanto gestores de projeto, o primeiro desafio proposto foi encontrar um espaço que respeitasse os princípios de bem-estar e sustentabilidade tanto na construção como no funcionamento, e que permitisse adaptar os espaços de acordo com a nova imagem corporativa da MUDUM. À altura deste desafio esteve a nossa equipa de Leasing Markets, especialistas em arrendamento, que encontraram no edifício Miguel Bombarda 4 dois pisos e ainda um terraço com uma vista magnífica sobre a capital, numa localização que permite acessos fáceis a todos os colaboradores, através de uma vasta rede de transportes públicos e ciclovias.

A par da procura de espaço está a estratégia de Workplace que ajuda a definir as novas formas de trabalhar, passagem de posto fixo para hot desk e clean desk, pisos de trabalho com mais abertura e mais zonas colaborativas. Com base na conclusão deste relatório, foi desenvolvido o projeto focado no processo de design & build aliado à gestão de projeto, atuando como ponto de contacto único, por forma a garantir os requisitos técnicos do cliente, controlo de custos, prazos e equilíbrio entre o nível de acabamentos, materiais, mobiliário e equipamentos.

O projeto da Sede da MUDUM, está dividido em três pisos. Nos pisos 8 (540m2) e 9 (540m2) são essencialmente pisos de trabalho que detém ainda uma copa em cada piso. O projeto desenvolve se em torno de um núcleo central onde se localizam os espaços de reunião e áreas de suporte. Em torno deste núcleo central, e junto às fachadas e entrada de luz natural, estão os postos de trabalho. Cromaticamente, o open space assume-se como um espaço neutro, sendo a acentuação de cor refletida no núcleo central. Definiu-se como estratégia a atribuição de uma cor por tipologia de sala, evidenciando-se assim estes espaços. Existe uma particularidade no piso 9, que reflete de forma assumida a identidade MUDUM. Aqui, encontra-se o “Village MUDUM” que é um espaço de encontro, onde são feitas reuniões e se recebem entidades externas. Neste piso existe uma entrada exclusiva para convidados. No piso 10 (350 m2) encontra-se o terraço para usufruto dos colaboradores MUDUM. Este espaço destina-se, sempre que possível a refeições dos colaboradores, mas acima de tudo, a potenciar momentos de lazer e descontração tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa.

Durante este projeto de cerca de 5 meses, houve uma estreita comunicação, envolvimento e participação de todos os colaboradores da MUDUM, através de um plano de Change Management. Todos os colaboradores foram ouvidos e envolvidos, desde o dia da arrumação, à escolha de mobiliário, a workshops de Champions, inquéritos, até à celebração do dia de inauguração do novo escritório.

A participação e envolvimento de todas as equipas da JLL e da Tétris com o cliente MUDUM, foi determinante para o sucesso deste projeto de transformação e mudança das novas formas de trabalhar.