Artigo

A crescente importância da tecnologia para os Operadores Hoteleiros

Artigo de opinião por Karina Simões, Head of Hotel Advisory

Março 01, 2024

Pesquisas recentes indicam que a tecnologia é a principal prioridade dos Operadores Hoteleiros para 2024; imagine entrar no lobby de um hotel e fazer um check-in com tecnologia de reconhecimento facial, e de seguida conseguir, através da utilização de uma App, solicitar serviço de quartos, e o mesmo ser prontamente entregue no seu quarto por um robô?

Em alguns hotéis o acima descrito é já uma realidade. Por exemplo, os hóspedes do resort Marina Bay Sands em Singapura, podem evitar filas e fazer o check-in recorrendo à utilização de tecnologia, fazendo scan dos seus rostos e desbloqueando os quartos que lhe estão atribuídos, tudo recorrendo apenas ao telemóvel na palma da sua mão. No Rolling Hills Hotel, nos arredores de Seul, os hóspedes do hotel podem fazer pedidos de serviço de quarto por meio do Kakao Talk, uma App de mensagens, e acompanhar a entrega por um robô, em tempo real. Em Portugal temos já também hotéis que aderiram a estas inovações tecnológicas, tais como o Yotel no Porto, onde os hóspedes podem fazer o check-in através de uma aplicação e o serviço de quartos é feito por robôs. Estas tecnologias não estão apenas a melhorar a experiência do hóspede, estando também a contribuir para atenuar as dificuldades sentidas no recrutamento de recursos humanos para hotelaria.

À medida que a procura se torna mais sólida no período pós-Covid, é opinião generalizada que a crescente dificuldade em recrutar colaboradores precisa de ser resolvida com urgência, estando desta forma os hotéis a focar-se crescentemente na implementação de tecnologias viáveis para atenuar esses desafios no curto prazo. Assim, o recurso a tecnologia é nesta fase uma das principais prioridades dos Operadores Hoteleiros em 2024, sendo as principais funções onde os hotéis lutam para encontrar talentos, as áreas de Alimentação e Bebidas e Recepção, áreas estas onde a adopção das novas tecnologias está a ser mais evidente.

Subscrever

Quer manter-se atualizado? Não perca as nossas novidades

Receba as últimas notícias, análises e oportunidades imobiliárias de todo o mundo, diretamente no seu email.

Dito isto estamos num contexto em que os Operadores Hoteleiros estão a aumentar as suas alocações em termos de budget, para implementar soluções tecnológicas que lhes permitam adoptar soluções de inteligência artificial, tecnologia móvel, proporcionar experiências personalizadas para os seus hóspedes, bem como adoptar práticas sustentáveis, com o objectivo de melhorar eficiências operacionais, potenciar os níveis de satisfação dos hóspedes, personalização de serviços e melhoria dos níveis de competitividade num contexto de rápidas alterações no contexto tecnológico. Desta forma estão a ir ao encontro das expectativas dos hóspedes, bem como a promover o crescimento.

*Artigo escrito para a Publituris Hotelaria

Contactar Karina Simões

Head of Hotels Advisory

Contacte-nos

Diga-nos em que está interessado ou o que é que procura, para podermos ajudá-lo.

Qual é o foco do seu investimento?

Conheça oportunidades e fontes de financiamento em todo o mundo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar as suas ambições.