JLL marca presença na Agroglobal 2023

A consultora esteve num dos maiores eventos do setor agrícola em Portugal

Agosto 08, 2023

A JLL marcou presença na Agroglobal 2023, a maior feira agrícola nacional que teve lugar em Santarém, entre os dias 5 e 7 de setembro. Este evento é reconhecido como um dos mais importantes encontros do setor, reunindo todos os elos da cadeia produtiva.

Ao longo dos anos, a Agroglobal consolidou-se como um espaço de networking, partilha de conhecimento e inovação, onde os principais agentes do setor agrícola se encontram para discutir desafios e oportunidades.

A consultora apostou numa forte divulgação da nova área de negócio de Natural Capital, contando com um stand próprio e Gonçalo Ponces, Head of Development e Natural Capital na JLL, marcou presença numa mesa-redonda com o tema “Motivações e Dificuldades para ser Empresário Agrícola”, Onde falou sobre tendências e explicou que “esta área tem verificado uma enorme vontade de investimento por parte de grandes institucionais internacionais que procuram cada vez mais operadores profissionais e de confiança. Os jovens agricultores têm todo um know-how atualizado ao nível das tecnologias e agricultura sustentável que é incomparável. O jovem empresário agrícola pode e deve posicionar-se como a peça chave para permitir a implementação de novos projetos ou o crescimento de projetos existentes, apoiando localmente os investidores numa parceria virtuosa”.

Gonçalo Ponces fez ainda o encerramento do colóquio sobre “Carbono Rural Nacional e políticas de sustentabilidade empresariais”, onde se debruçou mais sobre a vertente sustentável e da descarbonização do setor, bem como a relação entre esta atividade e a indústria imobiliária para cumprir o mesmo objetivo. Explicou, que “no percurso para a descarbonização da atividade imobiliária é crucial medir, reduzir, substituir, e, numa última fase, o offset. O Offset diz respeito à compensação pelo carbono que se torna impossível de neutralizar depois da implementação de todas as medidas possíveis. Esta compensação encontra nos ativos florestais e agrícolas, que o mercado designa de natural capital, uma resposta a esta necessidade e, simultaneamente, uma plataforma de investimento muito atrativa. Assim, estes são ativos que por si só têm a capacidade de contribuir positivamente para as metas de neutralidade carbónica dos seus proprietários”.

JLL associou-se ainda à “NEUTROLOGIA”, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a CONSULAI e a 2BFOREST, de forma mitigar as emissões de carbono da sua participação na Agroglobal. Através do cálculo das emissões de carbono, será feita uma aquisição de carbono num projeto de certificação de serviços dos ecossistemas, em Arouca. Esta será a terceira vez que a JLL faz a compensação da sua pegada carbónica após a participação ou organização de um evento.

A presença da JLL nesta feira destaca a importância do setor agrícola no panorama nacional e a relevância da criação do departamento de Natural Capital da consultora, que oferece serviços de assessoria de investimento, avaliações e consultoria estratégica no setor agrícola.

“Enquanto empresa internacional, a JLL tem a capacidade única de conectar o setor agrícola em Portugal a um vasto conjunto de investidores internacionais. Isto não só promove o crescimento da agricultura no país, como também estimula a modernização do setor, alinhando-o com as melhores práticas globais. A agricultura é um pilar fundamental da nossa economia e estamos ansiosos para contribuir ativamente para encontrar soluções que impulsionem o crescimento e a resiliência deste setor. Para tal, o nosso objetivo é encontrar soluções personalizadas para cada proprietário e operador em específico, mas também para o setor agrícola no geral", afirma Hélder Louro, Natural Capital Manager da JLL.

Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500® com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 106.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.

JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com