Ocupação de escritórios segue moderada até ao final do ano

Alinhado com a tendência internacional, o mercado português continua a evidenciar um desempenho de retração, com quebras anuais de 69% em Lisboa e de 8% no Porto a apenas dois meses do fim de 2023, mostra o Office Flashpoint da JLL

Novembro 24, 2023

No arranque do 4º trimestre, a contenção continua a ser a palavra de ordem no mercado de escritórios português, com a ocupação acumulada até outubro a somar 79.300 m² em Lisboa e 45.290 m² no Porto. Estes resultados refletem desacelerações homólogas de -69% na capital e de -8% na Invicta, um comportamento que é expectável no atual contexto macroeconómico internacional e que surge alinhado com a tendência observada globalmente, conclui a JLL no seu mais recente Office Flashpoint.

Sofia Tavares, Head of Office Leasing da JLL explica que “num quadro de desafios macroeconómicos acrescidos, temos sentido a tendência europeia de retração da atividade no mercado de escritórios quer em Lisboa quer no Porto. Contudo, não podemos deixar de notar que o impacto tem estado muito circunscrito à perda de volume de absorção, refletindo-se numa significativa queda nos m2 arrendados, mas menos acentuado no número de negócios quando comparado com o ano anterior. Em contrapartida, os indicadores de valorização, ou seja, os preços e as rendas, têm-se mantido estáveis e, em alguns casos, até crescido ligeiramente, com ajustes apenas em segmentos e localizações mais secundárias, o que é um forte sinal da solidez do mercado e de que esta desaceleração é, essencialmente, um fenómeno conjuntural”.

Em outubro foram colocados 7.300 m² no mercado lisboeta, menos 24% do que em setembro, mas 21% mais que no mesmo mês de 2022. Ao todo foram concluídos 12 negócios, das quais apenas três envolvendo áreas superiores a 1.000 m², o que resultou numa área média por operação de 609 m². O Corredor Oeste (zona 6) foi o eixo mais ativo do mês, concentrando 42% da ocupação, ao passo que o setor de Serviços a Empresas foi o mais dinâmico do lado da procura, liderando 34% da absorção. A JLL atuou em três das operações concluídas neste período, tendo sido a consultora responsável por aquela que foi a maior operação do mês: a instalação dos escritórios da Closer numa área de 1.427 m² no edifício WTC b1 (zona 6).

Olhando para o acumulado do ano, os 79.300 m² ocupados em Lisboa até outubro ficam 69% abaixo dos 253.900 m² transacionados no período homólogo. As quebras anuais são acentuadas também quer em número de operações, que totalizam 124 em 2023 (-28%), quer na área média de 639 m² por negócio (-57%). A Zona 3 – Nova Zona de Escritórios foi o eixo mais ativo neste período, concentrando 25% da ocupação mensal, seguida pela Zona 5 – Parque das Nações, com 21% e da Zona 2 – CBD, com 19%. Olhando à origem da procura, o setor das TMT’s & Utilities foi o que mais se destacou, ocupando 31% da área transacionada. Com uma quota de mercado de 31%, a JLL foi responsável pela ocupação de 24.600 m² até outubro, tendo concluído 34 operações.

No Porto, a atividade ocupacional quase que quadruplicou (+266%) face a setembro, fechando o mês em 4.680 m², ficando 12% acima do registado em outubro de 2022. Ao todo, em outubro foram concluídas nove operações com uma área média de 520 m², e com um negócio acima de 1.000 m²: a instalação da Globalmédia no edifício Monte dos Burgos (1.298 m²). Geograficamente, a zona 2- CBD Baixa foi a mais ativa do mês, concentrando 37% da ocupação, enquanto o setor das TMT’s & Utilities liderou a procura, ocupando 33% da área transacionada.

Em termos acumulados, a ocupação até outubro soma 45.290 m², ficando apenas 8% abaixo dos 49.400 m² registados no período homólogo, ao passo que o número de negócios concluídos (57) manteve-se. Já a área média por operação reduziu em 8%, para os atuais 795 m². Do lado da procura, a Zona 1- CBD Boavista tem sido a preferida, captando 34% da absorção acumulada, ao passo que as TMT’s & Utilities têm sido o setor mais ativo, liderando 28% da ocupação. Responsável pelo fecho de dez operações neste período, a JLL detém uma quota de mercado de 23%, tendo já assegurado a colocação de 10.400 m² no mercado de escritórios do Grande Porto em 2023. Entretanto, a consultora tem estado também bastante ativa noutras zonas da região norte, nomeadamente na cidade de Braga, onde ainda este mês de outubro concretizou a instalação da Critical Techworks numa área de 1.956 m² no Pólo de Negócios de Braga.

Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500® com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 106.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.

JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com